sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Armação de Búzios é o 5º destino turístico internacional do Brasil?

Coloco em dúvida se Armação dos Búzios é mesmo o 5º destino turístico internacional do Brasil. O que deve ter levado o Ministério do Turismo a erro deve ter sido a mudança na sistemática de publicação. Antes, a pesquisa era publicada ano a ano, agora é publicada uma síntese do período 2004-2010. Se se tinha espaço para publicar os 10 primeiros colocados no formato anterior, no atual o espaço limita a publicação de 5 municípios. 

Quem vê a pesquisa no site do Ministério do Turismo é induzido a achar que a cidade de Armação dos Búzios está em 5º lugar por todo o período de 2004-2010 porque somente 4 cidades turísticas estão na frente dela. São elas: Rio de Janeiro, Foz de Iguaçu, Florianópolis e São Paulo. 

Nas pesquisas ano a ano que tenho guardadas Armação dos Búzios nunca alcançou o 5º lugar. Sempre esteve colocada atrás destas quatro cidades citadas e de mais algumas, dependendo do ano. 

Em 2004, Búzios ficou em 8º lugar (5,8%) atrás de Balneário Camboriú (6,1), Fortaleza (6,5) e Salvador (14,2%). 

Em 2005, caiu para 9º lugar (5,4%) atrás de Natal (5,8%), Fortaleza (6,4), Balneário Camboriú (6,7) e Salvador ( 11,5%). 

Em 2006, subiu para 7º lugar (6%) atrás de Recife (7,5), Fortaleza (8,5) e Salvador (11,4%). 

Em 2007, retornou ao 9º lugar atrás de Salvador, Balneário Camboriú, Fortaleza e Natal.

A partir de 2008, o Ministério do Turismo parou de publicar a pesquisa ano a ano, voltando agora com a publicação da síntese pelo período 2004-2010.    

Desinformado como sempre, o prefeito Mirinho Braga foi para o jornal Folha dos Lagos dizer que "nós pegamos o governo em 2009 com a cidade em 15º lugar no ranking das cidades mais visitadas do Brasil por turistas estrangeiros. Hoje, chegamos ao quinto lugar. Isso é fruto de muito trabalho, não apenas de divulgação, mas de manutenção da qualidade dos serviços na cidade" (Folha dos Lagos, 21/12/2011).

Isso não é verdade, prefeito. Búzios nunca foi 15º lugar, nem mesmo antes da emancipação. Em 1994, éramos 10º colocado. Em 1995 e 1996, 11º. O que por si só prova que nossa colocação no ranking independeu e independe de seu governo. Parece que as belezas naturais que a cidade tem faz o trabalho sozinho.

Fonte: "Dados e Fatos"

Comentários:

Flor disse...
 
Ninguém dá a menor bola para esses levantamentos. Acho até que é tudo para encher jornais e implantar mentiras. Que saco! Búzios é bonita por natureza, vc tem razão. Mas realmente não é amada pela maioria, pois a destroem o tempo todo. É uma sujeira só. É muito ignorância por todo lado. Não há nada que demonstre melhoria. Todo dia algum figurão tenta fazer valer seu poder sobre ela e começam as negociatas.De ôlho no orçamento ou em empreendimentos milhionários ou em terras. Sempre que algum turista pergunta alguma coisa, é porque não teve a mínima condição de achar um local ou ter uma necessidade atendida. Parece que estamos no pior dos mundos. Ainda tem a mania estranha de dar papel higiênico aos pedacinhos enrolados por uma pessoa na porta do banheiro, pode??? Precisamos repaginar, em todos os sentidos, a cidade e o povo. E os políticos temos que pulverizá-los para não infectar mais nada...


Cristina Pimentel disse...



Como diz um amigo, a Prefeitura Divina funciona maravilhosamente, já a dos homens, é o caos!

2 comentários:

  1. Ninguém dá a menor bola para esses levantamentos.
    Acho até que é tudo para encher jornais e implantar mentiras.
    Que saco!
    Búzios é bonita por natureza, vc tem razão.
    Mas realmente não é amada pela maioria, pois a destroem o tempo todo.
    É uma sujeira só. É muito ignorância por todo lado.
    Não há nada que demonstre melhoria.
    Todo dia algum figurão tenta fazer valer seu poder sobre ela e começam as negociatas.De ôlho no orçamento ou em empreendimentos milhionários ou em terras.
    Sempre que algum turista pergunta alguma coisa, é porque não teve a mínima condição de achar um local ou ter uma necessidade atendida.
    Parece que estamos no pior dos mundos.
    Ainda tem a mania estranha de dar papel higiênico aos pedacinhos enrolados por uma pessoa na porta do banheiro, pode???
    Precisamos repaginar, em todos os sentidos, a cidade e o povo. E os políticos temos que pulverizá-los para não infectar mais nada...

    ResponderExcluir
  2. Como diz um amigo, a Prefeitura Divina funciona maravilhosamente, já a dos homens, é o caos!

    ResponderExcluir