domingo, 24 de outubro de 2010

INEA volta atrás e nega que mancha de óleo tenha atingido Búzios

Post 135 do blig
Data da publicação: 09/08/2010 14:06

Site do jornal O Globo noticiou que manchas de óleo no mar chegaram às praias da Região dos Lagos. As praias do Forte e do Foguete, em Cabo Frio, e a Prainha, em Arraial do Cabo, teriam sido atingidas. A informação de que o óleo também teria chegado à  nossa praia de José Gonçalves foi desmentida pelo prefeito Mirinho Braga.  O presidente do INEA, Luiz Firmino, disse que a situação “é preocupante”.

As 11:21 o jornal Folha de São Paulo online  folha.com) confirma que a mancha de óleo já chegou à nossa cidade. Segundo o INEA, a  mancha escura alcançou a cidade de Búzios na manhã de hoje. Ela “ já alcança a areia da praia de José Gonçalves, em Búzios. O prefeito da cidade, Mirinho Braga, segue para o local para acompanhar os trabalhos dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.

Às 15:23, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) voltou atrás na tarde desta segunda-feira e negou que mancha de óleo detectada no mar da região dos Lagos tenha chegado à praia de José Gonçalves, em Búzios (RJ). Anteriormente, o órgão havia afirmado que a mancha escura tinha sido avistada na localidade, informação negada pela prefeitura da cidade.

Especialistas do Inea analisam a área atingida pelo óleo em terra e no mar. Bóias de contenção devem ser usadas em algumas regiões. O instituto  trabalha com a hipótese de o óleo ter vazado de alguma plataforma de petróleo.

Segundo o 1º Distrito Naval da Marinha, uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos foi às praias do Pontal, em Arraial do Cabo, e das Conchas e do Forte, em Cabo Frio, coletar amostras do óleo para análise. Ainda segundo a Marinha, a análise será feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, em Arraial do Cabo. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias.

Cabe a pergunta: estamos preparados para enfrentar situações como essa? Os recursos dos royalties  de petróleo não se destinam exatamente para isso?

Vamos ficar acompanhando.

207 (135)

Nenhum comentário:

Postar um comentário