quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação em tempo integral

Em encontro com os vereadores da base e o prefeito, a secretária de educação de Búzios, Carolina Rodrigues, anunciou a adoção do modelo de Escola de Formação Integral para o próximo ano letivo (2011) (JPH, 09/10/2010). Sobre o horário de funcionamento do novo modelo a secretária informou: "nossa proposta é ocupar o aluno das 7:00 às 15:00 h (ídem)."

Esse governo é de uma insensibilidade social incrível. Existem dados que confirmam que 30% das mães pobres de Búzios são cabeça de casal. Abandonadas pelos maridos, viúvas, com maridos desempregados ou doentes, sustentam a casa com muitas dificuldades. Em geral, não têm com quem deixar as crianças. A Escola de Tempo Integral (de 7:00 às 18:00)- prometida na campanha eleitoral- supriria a deficiência de creches na cidade. Coisa absurda em um município tão rico. Creche pública só temos uma e, pasmem, com apenas 80 vagas. Nem parece que o prefeito é do mesmo partido do grande Leonel Brizola e Darcy Ribeiro. Essa era a idéia dos CIEPs. A mãe antes de ir trabalhar deixaria a criança na escola e, na volta, lá pelas seis horas da tarde, a pegaria já de banho tomado e a levaria para casa. Às 3 horas da tarde quem vai buscar as crianças, se nesse horário a mãe está trabalhando? A secretária, o prefeito e os vereadores da base, querem que a irmãzinha mais velha, perigosamente atravessando ruas, desempenhe essa tarefa ou que a mãe pague alguém para isso?

É a velha história de politica pobre para o povo pobre. Privado da participação na elaboração do orçamento- apesar de promessa de campanha-, o povo pobre e trabalhador de Búzios, é sempre esquecido pelos governantes de plantão. A elite- grandes comerciantes, grandes hoteleiros e grandes especuladores imobiliários- não precisa nem bater na porta. 

286      

Nenhum comentário:

Postar um comentário