segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De que planeta o Sr. veio, Prefeito? II

Continuamos analisando a entrevista dada pelo prefeito Mirinho Braga ao Jornal Primeira Hora do dia 17/09/2010. Na primeira parte abordamos a questão da imprensa, herança maldita, contas públicas e funcionalismo público.  

5) A questão da educação.
A fuga da realidade é maior quando o prefeito compara sua administração com a anterior. O sectarismo é tão grande que chega a cegar. Olhe bem o que ele afirma: "em um ano e meio de governo, é claro e certo, que nós já avançamos mais que nos quatro anos do governo passado, em todos os setores e áreas. Isso é facilmente comprovado". Comprovar onde, prefeito? Só se for em Marte. Aqui na Terra, com avaliação isenta do MEC, a educação no governo Toninho era melhor do que no seu governo anterior. Basta olhar as notas do IDEB. E isso não é nenhum elogio ao governo anterior, porque a educação em Búzios, pelos recursos que tem, sempre foi muito ruim.  
6) A questão da saúde.
Sobre a saúde, o atual prefeito parece delirar: "já temos a melhor saúde de toda a região". "O sistema de saúde de Búzios é tão bom que pessoas de outros municípios vêm para terem atendimento, principalmente moradores de Tamoios e Jardim Esperança. Somos 28mil habitantes, mas temos 32 mil pacientes cadastrados no município". Ora, por esse argumento, a saúde no governo de Toninho também era a melhor da região, porque também tinha mais cadastrados que moradores. Foi por isso que eles também fizeram um recadastramento. Não deu em nada por causa da transferências ilegais de títulos de eleitores. Espero que em seu governo, o recadastramento seja pra valer e possa contribuir para acabar com essa transferência ilegal de títulos. E que a saúde seja informatizada logo. E mais delírio: "no governo anterior para se conseguir um exame, um atendimento que fosse, era preciso recorrer a vereadores e cabos eleitorais". O prefeito está muito mal informado sobre as discussões acerca da saúde na câmara. Alguns vereadores, incluindo os de sua base, não cansam de dizer que seus gabinetes vivem cheios de moradores porque estes não conseguem atendimento adequado na saúde de Búzios. Para saber disso, basta o prefeito conversar com o seu líder de governo.
7) A questão da moralidade.
As comparações prosseguem. Na questão da moralidade, o prefeito afirma: "não é ainda o que nós queremos, mas já estamos a milhões de anos à frente do outro, na moralidade, no cuidado com o dinheiro público, na capacidade de planejar e fazer". Como estar à frente da moralidade do outro com uma série de processos por improbidade administrativa (estacionamento, grupo SIM, Construtora Oriente, Construtora Gravatás)  e bens indisponíveis? E as terceirizações questionadas pela Justiça do Trabalho como prejudiciais ao município?  
8) A questão da planejamento.
 E o que foi planejado até agora? Só o Plano de Carreira da Guarda Municipal. Quase a metade do mandato já se foi. Cadê o concurso público, a licitação do transporte público e o Plano de Cargos e Salários do funcionalismo público? Não basta dizer que as coisas estão para sair.  
9)A questão do Plano de Governo.
 Vou listar abaixo algumas das importantes promessas feitas nas eleições que constam do Plano de Governo apresentadas nas eleições de 2008:
Orçamento participativo, trazer um Núcleo da Justiça do Trabalho para Búzios, Banco de empregos, implantar ciclovias no eixo viário principal da cidade, rever o sistema de esgoto, construir a nova rodoviária da cidade, construir abrigos nos pontos de ônibus, licitação do transporte público, criar áreas de estacionamento em todo o município, criar um fundo municipal de meio ambiente para adquirir áreas de interesse ambiental, criar parques ecológicos e áreas de proteção ambiental (Foca, Lagoinha, Olho de Boi, Forno e Forninho, Tartaruga, Lagoa de Geribá, Praia da Gorda e Pai Vitório e Boca da Barra e Poças), ampliar o cais do Centro, instalar o Conselho Municipal de Segurança, viabilizar a instalação de um Posto da Polícia Federal, criar a guarda costeira, construir mais escolas, construir mais creches nos bairros, implantar o projeto de ensino em tempo integral nas escolas do município, criação da universidade do trabalho, criar a escola técnica municipal, construir auditórios nas escolas municipais, distribuição de medicamentos (remédio em casa), programa de assistência domiciliar terapêutico, implantar o Centro de Especialidades Odontológicas, criar o serviço de internação domiciliar, elaborar um calendário de eventos, construir um Centro de Convenções, construir o Centro Municipal de Cultura, resgatar e reeditar o Festival Estudantil de Teatro Eduardo Magalhães, revitalizar o Espaço do Artesão, Construção do Teatro Municipal e da Concha Acústica de Armação dos Búzios, Criação do Caminhão Cultural, criação da galeria buziana de arte, Implantar o programa Casa da Gente, promover a regularização fundiária, construir o Ginásio Municipal Poliesportivo, criação do Centro de Vela em Manguinhos.
Por incrível que pareça, o prefeito afirmou, na entrevista, que "muito do plano de governo, apresentado nas eleições, já está resolvido, sem que se faça alarde , de forma natural". Só resta uma pergunta: De que planeta o Sr, veio, Prefeito?

198

Nenhum comentário:

Postar um comentário